Para quem ama a natureza e curte ver golfinhos e as baleias em seu habitat, sem aquários ou tanques, o Havaí é um lugar encantador. O Auau Channel, entre as ilhas de Maui e Lanai, é um berçário de baleias jubarte. Tanto que recebeu o título de Santuário Marinho Nacional das Baleias Jubarte, tamanha a quantidade dos mamíferos que vão para lá durante a migração.
Ao fazer um eio de barco, golfinhos acompanham a primeira etapa, a caminho do canal. A proximidade e interação com o catamarã é lindo de se ver. Não demora muito a ver os filhotes de jubarte saltando, se exibindo, em seguida da sua mãe, sempre o acompanhando lado a lado. E assim segue a busca, elas não param de aparecer.
Tem tantas baleias que foi possível ver várias do voo que fiz para ver os vulcões. Foi impressionante, baleias por toda parte. É emocionante!
Leia mais:
Porque você vai se apaixonar pelo Havaí
Já se imaginou na cratera de um vulcão ativo?
A época de baleias é de dezembro a março, sendo fevereiro o pico de concentração. Milhares de pessoas vão anualmente até esta região para fazer este eio, que é imperdível. Saindo de Maui, os eios custam a partir de $39 dólares (pela @pacificwhalefoundation que reverte parte da renda para pesquisas).
Fizemos o eio a partir da ilha de Lanai, o Four Seasons Lanai oferecia um eio em catamarã.
Fotos: Daniela Filomeno