Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das as? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos
Roberto Satoru foi por anos sócio e chef de uma das primeiras temakerias da cidade de São Paulo, a Ícone Temakeria, no bairro Itaim. O cardápio da casa tinha opções diversas dos famosos temakis e ainda cones - aqueles sem o nori, a folha da alga.
Tempos depois, ele trabalhou como subchef no Cão Véio Bar e mais recentemente ou pelo francês ICI Brasserie e ainda pelo restaurante de sotaque asiático Fisherman's Table.
Com uma bagagem encorpada, atualmente Satoru, ao lado de Alexandre Ortigoso, comanda as as e o balcão de apenas 16 lugares do Ícone Asiático, casa de culinária asiática autoral descontraída e acolhedora na Vila Madalena.
Explorando técnicas sas na criação dos pratos, toda a comida é preparada aos olhos dos clientes logo atrás de um balcão, um dos locais favoritos do chef, de onde é possível saborear a refeição e, ao mesmo tempo, conversar com os profissionais.
Longe de seu balcão, Satoru eia por outras cozinhas da cidade e compartilha a seguir seus locais favoritos para uma boa refeição em São Paulo - desde pizzas até comidinhas do mar servidas em um ambiente despojado:
Bebida boa? Tem. Comida boa? Nem se fala. Enquanto o Michel Felício faz um trabalho primoroso no bar, o casal Laura Oliveira e Alexandre Vorpagel detonam na cozinha.
Inspirado nas bottegas italianas, o Bottega 21 é aquele bar que você pode chegar com fome e que servirá uma boa comida - pequenas e individuais porções caprichadas, não somente petiscos aleatórios.
Entre as opções estão Scarpeta (ragu de carne rústica servido com pão de fermentação natural) e o Gamberetti all’aglio e olio (camarões selecionados, puxados com azeite e alho confitado).
Rua dos Pinheiros, 1308 – Pinheiros, São Paulo - SP. Telefone: (11) 99342-2332
O chef e empresário Fabinho Minato faz um trabalho que me emociona. Cozinheiro das antigas, ele apresenta um menu de petiscos japonês de dar inveja.
Adoro o ambiente intimista do Ju Roku, na Vila Mariana, casa bem low profile e com aquilo que mais gosto: um balcão. Vale muito desbravar esse lugar - até o Instagram do local é fechado, aumentando o ar de mistério.
Rua Caravelas, 169 - Vila Mariana, São Paulo - SP. WhatsApp: (11) 91369-3146
O Pêxi Bar, na Fradique Coutinho, é o tipo de lugar que gosto muito: pequeno, mas acolhedor. Com uma proposta de servir comidinhas do mar, a casa traz um clima de praia bem perto do Beco do Batman.
Para mim, a minúscula casa tem a melhor combinação – cerveja gelada e vários petiscos do mar. Entre ostras, mexilhões, coxinha de caranguejo, cauda de lagosta e sanduíches de frutos do mar, não tem como errar nenhum pedido por lá.
Rua Fradique Coutinho, 1194 - Pinheiros. WhatsApp: (11) 96039-0427
Para quem quer ter a experiência de lámen e otoshi supersaborosos, minha sugestão é o Hirá Ramen Izakaya. Dá para ir e pedir de olhos fechados.
O atendimento é ótimo e vale a conversa no balcão com o chef Daniel Hirata e o seu braço direito, Larissa Emi Umezaki. Entre lámen, berinjela com gengibre e shoyu, kimchi e gyozas, a felicidade é garantida a noite toda.
Rua Fradique Coutinho, 1240 - Pinheiros, São Paulo - SP. Telefone: (11) 3031-3025. Delivery via iFood, Rappi e Uber Eats.
Considero a Bocada's uma das melhores pizzas de São Paulo - e olha que estamos falando da cidade que tem a fama de excelentes redondas!
É uma casa na Barra Funda para comer pizza num espaço despojado e sem frescura. O estabelecimento serve pizzas de fermentação natural e com sabores diversos - e deliciosos - como pancetta e pecorino; couve, jiló e tallegio e peperoni e abobrinha.
Sem falar que o comando é do Jorginho Amaral, uma figura que completa a experiência!
Rua Dr. Ribeiro de Almeida, 167 - Barra Funda, São Paulo - SP. WhatsApp: (11) 95177-3061. Delivery via iFood (unidade Vila Madalena) e Rappi.