Equipe de resgate tentando apagar as chamas das queimadas no Pantanal (Foto: Lalo de Almeida)
Uma das regiões naturais mais lindas e ricas do nosso país pede socorro. A beleza e a vida do Pantanal foram tomadas pelo calor e as chamas do fogo que está destruindo o local. Para entender melhor, a queimada que toma há dias a região já destruiu o equivalente a uma área de quase dez vezes as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo juntas.
Dados do Prevfogo, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos incêndios florestais do Ibama, mostram que a área queimada no Pantanal já ou de 2,3 milhões de hectares, sendo 1,2 milhão em Mato Grosso e mais de 1 milhão em Mato Grosso do Sul.
O Pantanal é um bioma que abrange quase 2% do território brasileiro, uma área total equivale a 250 mil km². Ironicamente, é conhecido por ser uma das maiores áreas alagadas contínuas do planeta, localizado em parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de pegar parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.
Rico em vida e diversidade, carrega o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). É um local tão encantador, que reúne espécies encontradas em todas as outras regiões e traz paisagens variadas, que ora lembram a Amazônia, ora o Cerrado ou a Caatinga.
Onça-pintada em meio as cinzas da vegetação queimada no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal do Mato Grosso (Foto: Lalo de Almeida)
A famosa ONG Amapara, que trabalha na defesa dos direitos aos animais, criou a campanha Pantanal em Chamas. O objetivo é arrecadar verba para manter a operação do PAEAS Pantanal funcionando. Com isso, conseguem garantir todos os suprimentos necessários para resgate e reabilitação dos animais, assim, eles podem ter a chance de voltar cheios de vida para seu habitat natural. Clique aqui para ajudar a causa!
O SOS Pantanal cuida da sustentabilidade social, ambiental e econômica da Bacia do Alto Paraguai, importante área que abriga o Pantanal. Porém, eles dependem totalmente de doações e parceiros para continuar o trabalho e manter toda a estrutura necessária. Veja aqui como ajudar.
Cavalos fugindo do fogo na rodovia Transpantaneira, no Pantanal do Mato Grosso (Foto: Lalo de Almeida)
Uma equipe de voluntários que trabalha com grandes resgates da fauna no Pantanal. As doações ajudam nas ações de resgate e cuidados dos animais- com remédios, suprimentos, possíveis cirurgias e outros. Toda uma manutenção que não é nada barata. Clique aqui e ajude!
O objetivo do Onçafari Forests é preservar áreas de interesse ecológico- como áreas de mata nativa ou em regeneração são doadas por filantropos, assim, am a ser regiões protegidas, que garantem abrigo e agem para a fauna silvestre. Além disso, o Onçafari também inaugurou novas unidades de conservação, privadas e públicas, que dispõe de estudos técnicos sobre a causa. Clique aqui e faça sua doação!
O Instituto Arara Azul desenvolveu a campanha Adote um Ninho. Com ela, conseguem elaborar ações do Projeto Arara Azul no Pantanal, com pesquisas e do monitoramento de ninhos naturais e artificiais. Você pode apadrinhar um ninho, por meio de uma adoção, assim o Instituto consegue realizar a manutenção da biodiversidade do Pantanal- tanto das araras-azuis como de outras diversas espécies de animais que moram por lá. Clique aqui para ajudar!
Queimada no Pantanal nas proximidades de Poconé, no Mato Grosso (Foto: Lalo de Almeida)
O ICAS cria projetos que ajudam na conservação da biodiversidade brasileira. Porém, eles têm dois queridinhos como objetivo principal de conservação, duas espécies típicas do nosso país: o tatu-canastra e o tamanduá-bandeira. Clique aqui e para apoiar.
Conhecida como IHP, a organização trabalha para conservar o Pantanal e sua história. Eles dizem que essa missão ajuda a gerar conhecimento para desenvolver e replicar tecnologias ambientais inovadoras e exemplares. Você pode ajudar de diversas formas, seja com a doação de materiais, serviços, ou até mesmo participando de atividades desenvolvidas. Veja aqui como se envolver na causa.
A Instituição WWF faz o lindo trabalho de proteção de espécies ameaçadas de extinção, conservação de grandes áreas ambientais, e ainda procuram impactar de forma positiva na vida dos moradores da região. O Pantanal é uma das áreas que atuam. Descubra como ajudar nas ações da região aqui!
A fumaça das chamas no Pantanal (Foto: Lalo de Almeida)
A ECOA é uma organização não governamental, que trabalha na linha de frente nas áreas do Pantanal. Eles procuram criar ações para preservar o meio ambiente que, ao mesmo tempo, estão conectadas com investigações científicas e ações políticas- como ajuda para comunidades, instituições de ensino e pesquisa, instituições governamentais e outras organizações não governamentais. Confira como contribuir aqui.
WCS é uma instituição internacional sem fins lucrativos. São responsáveis por um projeto exclusivo para o bioma do Pantanal, com a missão de preservar e promover pesquisas científicas sobre a fauna e flora local. Clique aqui para mais informações. Atenção: as doações são feitas em dólar.