Já segundo a Decolar, uma das empresas líderes no setor de viagens da América Latina, a procura destes viajantes brasileiros representou um aumento de 82% comparando o mesmo período entre um ano e outro.

Com paisagens de tirar o fôlego, outro grande atrativo - se não o principal - é a história que o país carrega. Isso está presente em cada rua e também nos pontos turísticos. Um deles é o Grande Bazar, um dos mercados mais antigos do mundo.

Enquanto bazares semelhantes em todo o mundo continuam a existir como museus, o Grande Bazar ainda mantém seu lugar e posição como um bazar vivo onde o comércio continua.

Inaugurado em 1426, ele está localizado em Istambul e atraiu no último ano quase 40 milhões de visitantes de todas as partes mundo. A média de visitas diárias é de 100 mil pessoas, que se aventuram pelos seus corredores que se assemelham a labirintos.

Leia Mais:

A história e a rota de compras de Istambul

Localizado em Fatih, entre Nuruosmaniye, Mercan e Beyazıt, em Istambul, o Grande Bazar tem uma história que se inicia em meados do século 15. Dentro do escopo do sistema de fundações da era otomana que cobria quase toda a vida socioeconômica e cultural, estruturas como bazares foram construídas perto de locais religiosos e sociais para atender as necessidades como custos de manutenção e reparo.

A fundação do Grande Bazar conta com as estruturas erguidas por Fatih Sultan Mehmet, antigo sultão do Império Otomano, para trazer renda para Hagia Sophia.

Grande Bazar é um dos principais pontos turísticos de Istambul / Ethan Jameson / Unsplash
Grande Bazar é um dos principais pontos turísticos de Istambul / Ethan Jameson / Unsplash

O mercado se tornou o mais importante centro comercial da região ao longo do tempo, ou a servir como um importante centro financeiro, onde são negociadas joias e metais preciosos de todo o mundo.

Definido não apenas como o mais antigo, mas como o maior centro comercial do mundo, o Grande Bazar ou por diversas reformas de arquitetos famosos após vários incêndios e terremotos. Além de ser importante histórica e culturalmente, tem lugar de destaque na literatura, nos relatos de viagem e na arte, e continua a chamar a atenção como um dos bazares históricos mais visitados do mundo.

Os números, o que encontrar e curiosidades do espaço

Em uma área de 30.700m² estão espalhadas mais de 5 mil lojas que vendem inúmeros e diferentes itens. Não é possível definir o mercado em um só estilo. Lenços, pashminas, jóias, roupas, bolsas, artesanatos, lanternas, luminárias, lojas de especiarias, tapetes, casas de câmbio, azulejos, antiguidades em geral, restaurantes, cafés são só algumas das coisas que podem ser encontradas por lá.

E uma regra é clara: não compre nada sem negociar. Os mais de 20.000 funcionários do local estão preparados para isso, podendo reduzir o valor da sua compra significativamente. A relações públicas Anny Carboni esteve no país em 2015, em sua Lua de Mel, e chegou a comprar um jogo de xícaras local por menos da metade do preço inicial.

"Parece que pechinchar está no instinto deles. Vi um comerciante não querer vender um produto a um casal de americanos sem antes negociar. É quase que um teatro, você sabe que eles vão abaixar o preço. Se você falar que não quer o produto e virar as costas, eles vão atrás para abaixar o valor. Os preços valem muito a pena e há coisas que você não encontra em outro lugar do mundo", conta.

A loja mais antiga do local chama "Epok" e é uma loja, não por acaso, de antiguidades. Já as jóias são os produtos mais vendidos do espaço, seguida de souvenirs e produtos têxteis.

Mais de 5.000 lojas com diferentes produtos estão à disposição dos visitantes, que precisam seguir uma regra clara: negociar / Linus Mimietz / Unsplash
Mais de 5.000 lojas com diferentes produtos estão à disposição dos visitantes, que precisam seguir uma regra clara: negociar / Linus Mimietz / Unsplash

Dicas de brasileiros para brasileiros

Brasileiros ouvidos pela CNN Viagem & Gastronomia contaram suas experiências ao visitarem o Grande Bazar, reunindo algumas dicas para quem vai pela primeira vez. Todos ressaltaram a beleza dos produtos, aromas, sabores e cores, dando a sensação de estarem dentro de um filme, estilo "Aladdin".

Dicas para uma visita tranquila ao Grande Bazar de Istambul:

A entrada do Grande Bazar é gratuita. Ele poder ser visitado todos os dias, exceto domingo, das 8h30 às 19h.


Tópicos

Grande BazarIstambulTurquia