Foi assim, por exemplo, com o Vodka Martini, o preferido de James Bond, e o Cosmopolitan, em Sex and the City.
E aí surge a pergunta: quais serão os coquetéis preferidos em 2024? Negroni? Dry Martini? Old Fashioned? Margarita? E qual será a base que tomará corpo no mercado nacional? Rum? Cachaça? Gin? Tequila?
Segundo Luiz Paulo Foggetti, CEO da Small Batches, é difícil prever. “Porém, algumas pistas podem nos levar a formação de algum pensamento”, ele diz, apontando as 4 principais tendências no setor.
O CEO da Small Batches ressalta, ainda, que muitas apostas em tendências foram feitas sem sucesso no ado como o crescente uso do rum ou a explosão do mercado de aguardente. “Nada se concretizou mesmo com alguns profetas botando ainda a ficha nestes segmentos. A explosão de um sabor é dada por uma combinação de muitos fatores, como a força da indústria, a disponibilidade de um grupo para formar opinião e o momento histórico”.
Porém, ele destaca que existe uma vontade gigante de se beber menos, mas com mais qualidade. “Neste contexto, vale ressaltar três pontos. Primeiro, que os jovens têm se preocupado mais com a saúde. Segundo, que a emancipação da mulher no mercado de trabalho permite a entrada no segmento que busca mais praticidade. E, por fim, vale considerar os valores ESG que foram incorporados na formação das marcas”, conclui Foggetti.
*Conteúdo e produtos destinados a adultos. Beba com moderação.