50 Best lança lista com os melhores restaurantes da América do Norte
Endereços dos Estados Unidos, Canadá e partes do Caribe serão contemplados na inédita seleção regional, cuja primeira cerimônia deve ocorrer no fim do ano


A 50 Best, organização por trás do The World’s 50 Best Restaurants, que elege anualmente os 50 melhores restaurantes do mundo, anunciou que lançará uma nova lista. A novidade cobrirá os 50 Melhores Restaurantes da América do Norte, destacando endereços nos Estados Unidos, Canadá e partes do Caribe.
A primeira seleção do North America’s 50 Best Restaurants será revelada em uma cerimônia ao vivo no fim do ano. Ainda não há uma data e local definidos.
“A América do Norte tem um cenário de restaurantes próspero e diversificado, que está em constante mudança e evolução – sua riqueza de tradições culinárias e influência não pode ser subestimada”, disse em comunicado William Drew, Diretor de Conteúdo do North America’s 50 Best Restaurants.
A votação
A seleção refletirá as escolhas de 300 votantes que fazem parte da Academia do North America’s 50 Best Restaurants.
Os eleitores são chefs, donos de restaurantes, jornalistas especializados e profissionais da área, os quais deverão permanecer anônimos. Eles são recrutados por um grupo de Presidentes da Academia. Os Presidentes da Academia são:
- Adrian Brijbassi: responsável por eleitores da região oeste do Canadá e publisher da revista digital Vacay.ca;
- Lesley Chesterman: responsável por eleitores da região leste do Canadá e crítica gastronômica;
- Renée Suen: responsável por eleitores da região central do Canadá e jornalista e fotógrafa;
- Jamila Robinson: responsável por eleitores do Nordeste dos Estados Unidos e editora-chefe da revista Bon Appétit;
- Lyndsay Green: responsável por eleitores do Centro-Oeste dos Estados Unidos e crítica gastronômica;
- Mike Jordan: responsável por eleitores do Sul dos Estados Unidos e jornalista;
- Virginia Miller: responsável por eleitores do Oeste dos Estados Unidos e escritora gastronômica;
- Nneka Nurse: responsável por eleitores do Caribe e fundadora da Best Dressed Plate, plataforma dedicada à gastronomia caribenha.
Os eleitores nomeiam as oito melhores experiências que tiveram nos últimos meses. Qualquer estilo de restaurante é elegível e os locais não precisam se adequar a nenhum critério para serem considerados – também não há custo para inscrição ou pré-seleção de casas.
Vale destacar que o México, apesar de fazer parte da América do Norte, já tem restaurantes contemplados na lista do Latin America’s 50 Restaurants. O mesmo ocorre com Cuba e República Dominicana, que não entrarão na lista da América do Norte, já que são contemplados na seleção regional da América Latina.
Prêmios especiais
Além da lista com os melhores restaurantes, o North America’s 50 Best Restaurants distribuirá 10 prêmios especiais.
São eles o “Champions of Change Award“, que celebra agentes de mudança no setor da hospitalidade; “Art of Hospitality Award“, que reconhece a excelência em serviços de restaurante e experiências gastronômicas; “One To Watch Award“, que aponta para um restaurante em ascensão; “Icon Award“, que celebra um indivíduo que fez uma contribuição extraordinária para a hospitalidade.
Também serão escolhidos o “North America’s Best Pastry Chef Award“, de melhor confeiteiro; o “North America’s Best Sommelier Award“, de melhor sommelier; o “Chef’s Choice Award“, que elege o melhor chef, mas votado apenas por colegas de profissão; o “Sustainable Restaurant Award“, voltado para esforços sustentáveis; os “Best in Destination Awards“, que premiam os restaurantes mais bem classificados em cada sub-região; e o “The Best Restaurant in North America“, aquele que será o número um da lista.
50 Best pelo mundo
Além da novidade, a organização do 50 Best já comanda outras listas regionais de restaurantes ao redor do mundo.
América Latina, Ásia e Oriente Médio e Norte da África possuem listas próprias que abrangem os 50 melhores restaurantes de cada região, assim como também divulgam listas estendidas (que ranqueiam casas entre as posições 51 e 100) e distribuem prêmios especiais.
Além das seleções acima e do The World’s 50 Best Restaurants, a organização do 50 Best também tem listas anuais que abrangem outros setores da hospitalidade. São elas: The World’s 50 Best Bars; North America’s 50 Best Bars; Asia’s 50 Best Bars; The World’s 50 Best Hotels e a plataforma 50 Best Discovery.
Na lista dos 50 Melhores Restaurantes do mundo de 2024, a América do Norte – excluindo restaurantes do México – aparece com dois representantes. O Atomix, em Nova York, aparece no 6º lugar da lista, e o SingleThread, em Healdsburg, na Califórnia, figura na 46ª posição.
Vinho da Mantiqueira é único rótulo nacional entre melhores do mundo