“É uma honra representar a cozinha caipira brasileira nesta lista ao lado de grandes colegas de todo o mundo. Espero que possamos ter cada vez mais brasileiros ranqueados entre os melhores, de forma a levar nossa gastronomia, nossos saberes e a nossa cultura para mais e mais gente”, disse o chef Jefferson Rueda na cerimônia de gala em Paris.
O negócio de Jefferson e Janaína Rueda tem se destacado nas premiações internacionais: A Casa do Porco é o único brasileiro na lista dos 50 melhores do mundo do The World's 50 Best Restaurants e o 11º melhor de toda a América Latina de acordo com o braço latino-americano do mesmo prêmio.
Na edição anterior do La Liste, publicada em 2019, o restaurante foi premiado como o mais criativo do mundo.
O La Liste não elenca os restaurantes em formato de pódio, mas o mais bem pontuado do ranking é o francês Guy Savoy, com 99,50 pontos de um total de 100. A renomada casa está localizada dentro do Monnaie de Paris, instituição do governo que produz as moedas sas.
O Maní, restaurante de cozinha brasileira autoral e contemporânea da chef Helena Rizzo, aparece logo em seguida d'A Casa do Porco, também com 93 pontos. O D.O.M se destaca no ranking com 91,5 pontos - a casa de Alex Atala na capital paulista ficou em terceiro lugar entre as 100 melhores de toda a América Latina no "Latin America's 50 Best Restaurants 2021: Pasado y Futuro".
Em São Paulo, destacam-se ainda o italiano Fasano, o brasileiro e multicultural Carlota e os japoneses estrelados Jun Sakamoto e Ryo Gastronomia, com uma e duas estrelas Michelin respectivamente. Estabelecimentos cariocas também estão na lista, a exemplo do Oro, Oteque e Olympe.
Confira as casas brasileiras mais bem avaliadas no La Liste 2022 e suas pontuações:
Clique aqui para a a lista completa do La Liste 2022.