Começa a 2ª edição da Settimana del Vino Italiano em São Paulo
De 19 a 25 de maio, 20 restaurantes italianos da capital celebram a diversidade e a cultura do vinho do país da bota


Entre 19 e 25 de maio, São Paulo recebe a 2ª edição da Settimana del Vino Italiano. A proposta do evento é levar para as mesas de 20 restaurantes italianos da cidade rótulos originários das 20 regiões da Itália, em uma celebração da cultura do vinho e da gastronomia italiana.
Mais do que um brinde à riqueza enológica do país, a ação serve de aperitivo para a 14ª Settimana della Cucina Regionale Italiana, que será realizada em outubro, e se conecta à importante candidatura da cozinha italiana a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título que será apreciado pela Unesco até o fim de 2025.
Cada endereço representa uma das 20 regiões italianas — uma correspondência que será mantida também na Settimana della Cucina Regionale Italiana, marcada para o período de 20 a 26 de outubro.
Entre os rótulos selecionados para o evento estão vinhos como o branco Villa Antinori Toscana IGT e o tinto Santa Cristina Chianti Superiore DOCG. Ambos, produzidos na Toscana pela Marchesi Antinori, fazem parte da lista do Vinheria Percussi, em Pinheiros.
Do Friuli-Venezia Giulia, extremo Norte da Itália, vêm o branco Ronco Calaj Friulano Friuli-Venezia Giulia DOC e o tinto Zui Ribolla Gialla Venezia Giulia IGT, elaborados pela Russolo e servidos nas mesas do Zena, nos Jardins. Falanghina del Sannio DOC e Mastro Rosso Campania IGT, branco e tinto assinados pela Mastroberardino, representam a Campania, ao Sul do Belpaese, na carta do Sensi, no bairro do Campo Belo. Confira a lista dos rótulos do evento aqui.
O Vinho na Itália
Conhecida na Antiguidade como Enotria (Terra do Vinho), a Itália ostenta hoje a maior diversidade de uvas viníferas do mundo (cerca de 600 variedades), a liderança europeia em certificações de origem DOP e IGP para vinhos (são 529 denominações registradas atualmente) e vinhedos em todas as suas 20 regiões.
Restaurantes participantes da 2ª edição da Settimana del Vino Italiano e as regiões que representam:
- ABRUZZO: Casa Santo Antônio
- BASILICATA: Vinarium
- CALABRIA: Ca d’Oro
- CAMPANIA: Sensi
- EMILIA-ROMAGNA: Ristorantino Caffè
- FRIULI-VENEZIA GIULIA: Zena
- LAZIO: Lido
- LIGURIA: Terraço Itália
- LOMBARDIA: Piselli (Jardins)
- MARCHE: Temperani Trattoria
- MOLISE: Trattorita Evvai
- PIEMONTE: Supra di Mauro Maia
- PUGLIA: Zucco (Jardins)
- SARDEGNA: Santo Colomba
- SICILIA: Tre Bicchieri
- TOSCANA: Vinheria Percussi
- TRENTINO-ALTO ADIGE: Maremonti (Campo Belo)
- UMBRIA: Nino Cucina
- VALLE D’AOSTA: Bottega Bernacca (Melo Alves)
- VENETO: Gero Itaim
Para Domenico Fornara, cônsul geral da Itália em São Paulo, a experiência do evento vai além da taça. “Beber vinho italiano é como fazer uma pequena viagem pelo Bel Paese; uma forma de descobrir histórias, paisagens e tradições por meio do paladar.”
Graziano Messana, presidente da ITALCAM, compartilha uma visão que enxerga o vinho para além de um produto. “Ele é parte integrante da nossa mesa e da dieta mediterrânea, um alimento que expressa a identidade regional da Itália. É também um símbolo cultural que nos une e que está presente na candidatura da cucina italiana à Unesco”, afirma.
Curador da ação e delegado da Accademia Italiana della Cucina, Gerardo Landulfo destaca a representatividade do evento. “Todas as vinte regiões italianas produzem vinho, com estilos, uvas e tradições que se refletem na variedade da nossa culinária. A Settimana del Vino é uma forma de mostrar como essa diversidade cabe numa taça.”
Monte Belo do Sul: a joia para amantes do vinho no Vale dos Vinhedos