A grande novidade diz respeito aos dois restaurantes com três estrelas Michelin, a distinção máxima do guia, conquistadas pelo Trèsind Studio e pelo FZN by Björn Frantzén.
Na categoria de uma estrela, as novidades ficaram por conta do indiano Jamavar e do tailandês contemporâneo Manāo.
Pela primeira vez desde a seleção inaugural, Dubai tem restaurantes três estrelas. É o caso do Trèsind Studio, que conquistou a primeira em 2022, a segunda em 2023 e a terceira neste ano. Este é o primeiro restaurante indiano do mundo a conquistar a distinção máxima do guia.
Liderado pelo chef Himanshu Saini, o endereço trabalha com menus degustação surpresa com sabores de todos os cantos da Índia. Na visão do guia, os menus são "uma obra-prima de originalidade, mistério e precisão".
A cozinha é aberta e o salão possui apenas 20 lugares. O restaurante fica no St. Regis Gardens, na ilha de Palm Jumeirah, e o menu degustação atual sai por 1.095 AED (cerca de R$ 1.700).
Estreante no guia, o FZN by Björn Frantzén é o outro endereço agraciado com a distinção máxima. A casa é comandada pelo sueco Björn Frantzén, que está por trás de outros restaurantes estrelados, como o Frantzén, em Estocolmo, e o Zén, em Singapura, ambos com três estrelas.
O menu degustação combina alta gastronomia europeia com influências japonesas por um preço de 2 mil AED (cerca de R$ 3.100). É servido em um ambiente de dois andares com 27 lugares no Atlantis, também na ilha de Palm Jumeirah.
O guia destaca que o restaurante exibe "uma variedade de pratos que mistura influências asiáticas e escandinavas, com grande aproveitamento dos melhores ingredientes de luxo, como mariscos do Mar da Noruega e pregado da Bretanha".
Três endereços mantiveram as duas estrelas na seleção atual. São eles: Il Ristorante-Niko Romito; Row on 45 e STAY by Yannick Alléno.
Porém, duas adições aparecem entre os restaurantes com uma estrela Michelin. É o caso do indiano Jamavar, em Downtown Dubai. O interior da casa é opulento, com decoração palaciana. À mesa, os sabores pan-indianos aparecem à la carte, em menus degustação e em brunches aos fins de semana. Há unidades também na Índia, em Doha e em Londres.
A outra novidade fica por conta do Manāo, tailandês contemporâneo no centro comercial Wasl Vita Mall. O local serve um menu degustação de 11 etapas com foco em pratos clássicos do país asiático.
Quem está por trás das as é Abhiraj Khatwani, de 30 anos, que recebeu o prêmio de Jovem Chef do ano.
A lista das casas Bib Gourmand, que aponta para boas cozinhas a um bom custo-benefício, abrange um total de 22 restaurantes. Dentre eles, cinco são novos na seleção:
Por fim, houve adições também na lista dos restaurantes recomendados, que possui um total de 78 endereços, com 15 novatos. São eles:
A seleção completa do Guia Michelin Dubai tem 119 restaurantes, que podem ser conferidos no site ou no app.