Esse olhar carinhoso sobre os ingredientes, ela carrega há muitos anos, desde que trabalhou na prefeitura de São Paulo e operou alguns projetos em Parelheiros, conhecendo a comunidade e os pequenos produtores da região.

Quando foi morar na Itália com a família, conheceu a matriz da Albero dei Gelati, em Milão, e descobriu nas paredes da gelateria a conexão das suas paixões: a pequena produção, a sustentabilidade e o gelato.

Leia mais:

No dia a dia da gelateria, além de ser a responsável pela criação dos sabores, Fernanda também toca toda a parte operacional e mantém uma relação bastante estreita com os produtores.

"As indicações têm como base lugares que priorizam o uso de ingredientes frescos. Assim como busco trazer na Albero dei Gelati, gosto de conhecer e frequentar endereços onde sei que existe a preocupação com a sazonalidade e respeito aos insumos na hora de entregar as receitas com ingredientes de qualidade", comenta Fernanda.

Confira a seguir os locais prediletos da chef em São Paulo.

Motique Restaurante

Salada de couve-flor com queijo coalha do Motique / Estudio Cumaru
Salada de couve-flor com queijo coalha do Motique / Estudio Cumaru

Um restaurante em Pinheiros com a cozinha comandada por Victor Magri. A beleza e simpatia da Charlotte no atendimento complementam o charme de um espaço lindo e aconchegante.

Foi o melhor Bao que comi nos últimos tempos, feito com camarão tempurá. A salada de couve-flor e o queijo coalho também é imperdível.

Motique Restaurante: Rua Simão Álvares, 985, Pinheiros - São Paulo - SP / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 12h   às 15h e das 18h às 23h; sábado, das 12h às 23h; e domingo, das 12h às 16h. Não abre às segundas-feiras. 

Cepa 

Socarrat picante de lula e aioli do Cepa / Giuliana Nogueira
Socarrat picante de lula e aioli do Cepa / Giuliana Nogueira

Um restaurante no Tatuapé comandado pelo chef Lucas Dante e a sommeliere Gabrielli Fleming. Achei as entradas do cardápio nota 10.

A maminha ao ponto da casa é imperdível e recomendo muito um bate-papo com a Gabrielli para indicar um delicioso vinho para harmonizar com a comida que servem. Nota-se a preocupação com os ingredientes selecionados em preparos que respeitam a sazonalidade. Acho o endereço imperdível!

Cepa: Rua Antônio Camardo, 895, Tatuapé - São Paulo - SP / Tel.: (11) 2096-0687 / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 12h às 15h; sábado, das 12h às 16h e das 19h30 às 23h; e domingo, das 12h às 16h. Não abre às segundas-feiras. 

Carlos Pizza 

Carlos Pizza / Lucas Terribili
Carlos Pizza / Lucas Terribili

Quando o desejo é pizza, logo me vem a Carlos Pizza na cabeça. Eles servem uma redonda sempre perfeita com a massa fina e crocante, o que para mim é fantástico, pois gosto de comer sem talheres. Os insumos utilizados nos preparos são sempre de qualidade e o recheio é colocado na medida certa.

Carlos Pizza: Al. Tietê, 658 – Jardins / Tel.: (11) 3088-0666 e Rua da Harmonia, 501 – Vila Madalena – São Paulo – SP / Tel.: (11) 3813-2017 / Horário de funcionamento: domingo a quinta, das 18h às 23h30, e sexta e sábado até às 24h.

Mila SP 

Pasta seca com fonduta de queijo Chouchou e guanciale / Lais Acsa
Pasta seca com fonduta de queijo Chouchou e guanciale / Lais Acsa

Não posso deixar de indicar um restaurante italiano nesta lida. Logo, um lugar que tenho gostado muito é o Mila SP, na rua Bandeira Paulista.

Lá eles oferecem um espaço gostoso onde sentamos e não gostaríamos de levantar, atendimento sempre muito atencioso e uma cozinha aberta onde podemos acompanhar o charme do chef Pedro Pineda a orquestrar a cozinha.

Dentre as pedidas no cardápio, gosto muito do pappardelle com ragù branco e o polvo grelhado.

Mila SP: Rua Bandeira Paulista, 1.096, Itaim - São Paulo - SP / WhatsApp: (11) 2925-8442 / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 23h; sábado, das 13h às 18h e das 19h às 23h; e domingo, das 13h às 17h30. Não abre às segundas-feiras. 

Vivianne Wakuda 

Choux com creme de baunilha da Vivi Wakuda / Daniela Filomeno
Choux com creme de baunilha da Vivi Wakuda / Daniela Filomeno

Se você busca por uma sobremesa servida com perfeição desde a sua apresentação até o sabor, pode buscar a chef patissier Vivi Wakuda.

Tudo que é preparado por lá tem muita delicadeza só de olhar. No cardápio, a choux com creme de baunilha não pode deixar de pedir. E tiro o chapéu para o bolo de limão e pistache com um equilíbrio surreal.

Vivianne Wakuda: Al. Nhambiquaras, 1.410, Moema - São Paulo - SP / Horário de funcionamento: terça a sábado das 9h30 às 18h.

La guapa

Reprodução Instagram La Guapa
Reprodução Instagram La Guapa

Uma dica boa para um lanche rápido é o La Guapa Empanadas da Paola Carosella. Amo os sabores que ela serve o quitute, sempre bem recheadas e saborosas, além de estarem no mesmo padrão e um fator que considero muito importante: ingredientes frescos.

La Guapa: Diversos endereços, clique aqui para conferir.

Geiko-San 

Geiko-San é comandado pelo chef Fabrizio Matsumoto/ Reprodução/Instagram
Geiko-San é comandado pelo chef Fabrizio Matsumoto/ Reprodução/Instagram

Gosto de sentar no balcão e irar o lindo trabalho do chef Fabrizio Matsumoto. Ali não tem como errar no pedido, pode pedir qualquer item do menu e tenho certeza que não irá se decepcionar.

Eles servem uma culinária japonesa onde conciliam o tradicional com contemporâneo e sempre que estou com vontade de comida japonesa, o endereço é uma das primeiras opções.

Geiko-San: Rua Haddock Lobo, 1.416, Cerqueira Cesar / Tel.: (11) 3061-0150 / 99135-5321 / Horário de funcionamento: segunda a quarta, das 19h às 24h; quinta e sexta, das 19h às 00h30; e sábado, das 12h30 às 16h e das 19h30 às 00h30. Não abre aos domingos.


Tópicos

Onde os chefs comemrestaurantes são paulo