Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das as? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos
CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia, Belém, Pará
Chef Thiago Castanho
Importante nome da cozinha nortista, chef Thiago Castanho tem em seu DNA os ensinamentos e a vivência da floresta amazônica  • Reprodução/Instagram
Compartilhar matéria

Expoente da culinária nacional e estudioso da cozinha nortista, Thiago Castanho tem em seu DNA os ensinamentos e a vivência da Floresta Amazônica.

O chef paraense é um dos responsáveis por difundir a culinária de seu estado país afora, incluindo o trabalho nos restaurantes Remanso do Peixe junto de sua família e no antigo Remanso do Bosque, ambos em Belém.

Autor do livro "Cozinha de Origem", em que revisita pratos brasileiros tradicionais, Thiago é também um dos nomes por trás do Sororoca Bar, em São Paulo, bar com foco em pescados e frutos do mar.

Apaixonado pela expressão gastronômica do Pará, como fica claro nas dicas de onde comer em Belém logo abaixo, o chef também ensina receitas em seu canal no YouTube, que acumula mais de 180 mil inscritos e tem entre os pratos delícias como arroz paraense, peixe simples ao leite de coco e feijão verde com natas e frutos do mar.

Longe das câmeras e de seu negócio, o chef sempre volta às raízes e experimenta os mais diferentes sabores e aromas na capital paraense. Confira a seguir dicas de onde comer em Belém por Thiago Castanho: 

Drinque Chicocktail leva tequila, triple sec, limão e soda artesanal de chicória / CNN Viagem & Gastronomia
Drinque Chicocktail leva tequila, triple sec, limão e soda artesanal de chicória / CNN Viagem & Gastronomia

A uma curta distância da Basílica de Nazaré, o Muamba Bar fica na Vila Container e oferece uma coquetelaria descomplicada com frutos amazônicos.

O bar é tocado pelo meu amigo Yvens Penna, que faz um trabalho incrível com insumos amazônicos e mistura técnicas da coqueteleira clássica e moderna. Do balcão saem drinques autorais, sazonais e clássicos.

Muamba Bar: Vila Container - Loja 8 - Nazaré, Belém - PA / Horário de funcionamento: quarta-feira a domingo, das 18h à 0h. 

O Sabor Especial é um restaurante familiar de peixes cujas especialidades são a dourada e os mariscos. No cardápio há ainda camarão e caranguejo, assim como peixe de diversos modos, como frito, na chapa, à milanesa, e por aí vai.

É um local que indico para comer um peixe frito, uma caldeirada e tomar uma cerveja gelada.

Restaurante Sabor Especial: Travessa Manoel Evaristo, 1241 - Telégrafo, Belém - PA / Tel.: (91) 3244- 8691 / Horário de funcionamento: terça a quinta-feira, das 11h30 às 15h; sexta, das 11h30 às 22h; sábado e domingo 11:30 às 15h.

O Boteco Meu Garoto é o bar que inventou a cachaça infusionada com jambu. É um local com boemia legítima, para experimentar drinques diversos e, claro, para tomar doses da "marvada".

A dica é escolher o bar do bairro da Campina, que é pertinho do centro histórico.

Boteco Meu Garoto - Campina: Rua Manoel Barata, 928⁣⁣ (esquina com a Travessa Frei Gil) - Campina, Belém - PA / Tel.: (91) 98239-9482 / Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 8h à 0h; quinta-feira, das 8h à 1h; sexta-feira, das 8h às 2h / Outra unidade na Avenida Senador Lemos, 641. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Casa Igá (@casa_iga)

A Casa Igá fica em uma charmosa casa histórica em uma travessa no bairro de Campina, pertinho do Boteco Meu Garoto. É aqui que a dupla Oriana Bitar e Patricia Gondim comandam o espaço, que é misto de cozinha e estúdio de design.

Os ingredientes são frescos e comprados localmente, que resultam em bolinhos de piracuí, caldinho de caranguejo com tucupi e jambu, beiju de tapioca com camarão, paella caboca e moqueca de pirarucu, para citar alguns. É bom espaço para jantar de sábado e almoçar de domingo, em que a carta ainda tem vinhos orgânicos de marcas brasileiras.

Casa Igá: Travessa Frei Gil de Vila Nova, 215 – Campina, Belém – PA / Tel.: (91) 99293-6215 / Horário de funcionamento: quinta-feira, das 11h30 às 15h; sexta, das 11h30 às 15h e das 19h às 23h; sábado e domingo, das 11h30 às 16h.

Thiago Castanho experimenta o lámen da Capriciosa em vídeo no seu canal no YouTube / Reprodução/YouTube
Thiago Castanho experimenta o lámen da Capriciosa em vídeo no seu canal no YouTube / Reprodução/YouTube

A Capriciosa é uma pizzaria tocada por uma família de japoneses que serve desde as famosas redondas até pratos típicos da culinária oriental. Curioso, não é mesmo? Pois vou lá para comer o lámen e as guiozas.

Pizzaria Capriciosa: Avenida João Paulo II (entre a Travessa Mauriti e a Travessa Estrella) - Marco, Belém - PA / Tel.: (91) 3226-8484 / Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 18h às 23h. 

A Barraca da Fafá é uma barraca de comida de rua tipicamente paraense. Aqui podemos experimentar maniçoba, vatapá e caruru.

Em pleno bairro de Campina, a barraca é daqueles locais simples e potentes em que comemos com o prato no colo em banquinhos na calçada.

Barraca da Fafá: Rua Treze de Maio - Campina, Belém - PA / Tel.: (91) 99914-8449 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h. 

Restaurante da Alzira é local de comida caseira; peixes fritos e acompanhamentos são destaques / CNN Viagem & Gastronomia
Restaurante da Alzira é local de comida caseira; peixes fritos e acompanhamentos são destaques / CNN Viagem & Gastronomia

O Bar e Restaurante da Alzira é quase uma instituição de Belém. O restaurante é bem simples e funciona como ponto ideal para comer um caprichado peixe frito no bairro do Marco.

Pedir uma refeição aqui é esperar quase que um banquete. O local me remete também aos tempos de criança, já que como aqui desde pequeno.

Bar e Restaurante da Alzira: Travessa Angustura, 2815 – Marco, Belém – PA / Tel.: (91) 3276-3089 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 11h às 15h; quarta, quinta e sexta também das 19h às 22h; fechado aos domingos.

O Saldosa Maloca é um dos primeiros restaurantes da Ilha do Combú, logo em frente à cidade de Belém, em que o trajeto é feito por embarcações pelo Terminal Hidroviário Ruy Barata.

Vale a ida até o local para comer um peixe, como pescada e tambaqui, e experimentar sucos, drinques, sorvetes e geleias com frutos locais e da época - o restaurante também tem o brigadeiro da floresta com pó e nibs de cacau da Dona Nena, da Casa do Chocolate, outro eio oferecido na ilha.

O bacana é comer com uma vista para Belém de frente a uma palafita com árvores preservadas, como a sumaúma.

Restaurante Saldosa Maloca: Ilha do Combú, Belém - PA (ível via embarcações a partir do Terminal Hidroviário Ruy Barata) / Tel.: (91) 99982-3396 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: quinta-feira a domingo, das 9h às 17h. 

A Feira da Nipo é uma feirinha de comida japonesa que acontece todos os primeiros domingos de cada mês no estacionamento da Associação Nipo-Brasileira.

Além de comidinhas típicas, a feira ainda reúne artesanatos e outros comércios.

Feira da Nipo: Associação Pan Amazônia Nipo Brasileira; Travessa Quatorze de Abril, 1128 - São Brás, Belém - PA / Todos os primeiros domingos de cada mês.

Tópicos

BelémGuia Belém do ParáRestaurantesThiago Castanho