Onde os chefs comem? Com Yasmin Yonashiro e Simone Xirata, em Orlando

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das as? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

A cidade de Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos, é um destino excepcional para qualquer época e idade: é conhecida como a capital mundial da diversão, com uma série de parques temáticos à disposição, além de contar com uma variedade de shows artísticos e até eios na natureza. Mas também entram na conta lugares para comer bem.

As empresárias Yasmin Yonashiro e Simone Xirata, do restaurante Jojo Ramen, com quatro casas de ramen em São Paulo, visitaram o município norte-americano recentemente. As sócias, que têm uma relação muito próxima com o Japão, compartilham abaixo seus endereços prediletos de comida asiática em Orlando.

A maioria dos restaurantes indicados estão no Guia Michelin e oferecem uma viagem pelas cozinhas da China e do arquipélago nipônico — com direito a pratos e drinques criativos.

Confira 5 restaurantes para conhecer em Orlando, nos EUA:

Domu

Domu é um restaurante com distinção Bib Gourmand em Orlando • Instagram/ Domu

A cerca de 15 minutos de carro do centro de Orlando, o Domu é um noodle bar lotado, com bastante espera, dividido em duas partes: o bar na frente, onde é possível degustar drinques enquanto aguarda a mesa; e o restaurante, que fica em outro salão.

Como a experiência já prometia ser muito interessante, esperamos pouco mais de duas horas para entrar. Mas além da curiosidade em conhecer o Domu, outro motivo também nos manteve na fila: não vivemos sem ramen!

Por lá, pedimos um ovo brulée, que é um prato um pouco inusitado, mas interessante. Nunca imaginamos que fosse gostoso, e nos surpreendeu positivamente. Vale destacar que o restaurante tem a distinção Bib Gourmand, uma categoria do Guia Michelin que define casas com bom custo-benefício.

Domu: 3201 Corrine Dr., 100, Orlando, 32803, Estados Unidos / Horário de funcionamento: domingo a quinta, das 17h às 22h; sexta e sábado, das 17h às 23h; happy hour todos os dias, das 17h às 18h30 (a noite inteira às terças); e brunch de sábado e domingo, das 11h às 14h30. 

Taste of Chengdu

Pratos do restaurante Taste of Chengdu
Restaurante tem duas unidades em Orlando e serve culinária da região chinesa de Chengdu • Instagram/ taste of chengdu

Outro restaurante Bib Gourmand que indicamos é o Taste of Chengdu, a somente 10 minutos de carro do centro de Orlando. Fomos despretensiosamente nesta unidade da casa — que tem outro endereço na West Colonial Drive — e nos surpreendemos.

É uma comida equilibrada e saborosa, de um sabor único e delicado, pouco comum em pratos chineses. Importante destacar que a cozinha do local é focada em pratos da região de Chengdu, na Província de Sichuan. Gostamos e recomendamos.

Taste of Chengdu: 4856 New Broad St., Orlando, 32814, Estados Unidos / Horário de funcionamento: domingo e de terça a quinta, das 11h30 às 21h30; sexta e sábado, das 11h30 às 22h30. Fechado às segundas / Confira o site para informações sobre o outro endereço. 

Norigami

Norigami é um omakase de oito lugares no mercado gastronômico Plant St. Market • Instagram/Norigami

Um pouco mais distante do centro, a cerca 30 minutos de carro, o Norigami é um omakase de sushi com apenas oito assentos no balcão no meio de um galpão que mistura mercado e espaço gastronômico. Trata-se do Plant St. Market, em Winter Park, com cerca de 20 vendinhas das mais diversas especialidades.

No Norigami, que também consta na seleção Bib Gourmand do Guia Michelin, jovens sushimen servem sushi com toppings criativos e bem elaborados. Gostamos bastante da mistura, mas assumimos que ficamos tristes com a falta de saquê para degustar junto ao prato.

Norigami: 426 W. Plant St., Winter Garden, 34787, Estados Unidos / Horário de funcionamento: terça a quinta, das 17h às 21h30; sexta a domingo, das 12h às 21h30. Fechado às segundas. 

Tori Tori

O Tori Tori é um restaurante imperdível na famosa Mills Avenue, localizada em um dos bairros mais antigos de Orlando: o Mills 50. A casa está entre os recomendados do Guia Michelin e tem uma vibe de pub inglês, remetendo também a um izakaya.

Por ali, é possível pedir boas comidinhas e muitos drinques. É um endereço bastante interessante e uma das poucas opções de restaurantes asiáticos na cidade que ficam abertos até mais tarde.

Mas atenção: não há como reservar mesas e a entrada é por ordem de chegada. A casa costuma ser bastante disputada às sextas e aos fins de semana. Após as 21h, só entram pessoas acima de 21 anos, com verificação de documento na porta.

Tori Tori: 720 N. Mills Ave., Orlando, 32803, Estados Unidos / Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 17h à 1h (cozinha fecha 0h); sexta e sábado, das 17h às 2h (cozinha fecha à 1h). 

Zaru

Zuru
Zaru é especializado em Sanuki Udon, um estilo de macarrão típico da província de Kagawa  • Instagram/Zuru

O restaurante Zaru é especializado em Sanuki Udon, um estilo de macarrão feito com trigo, típico da província de Kagawa, no Japão. A casa, que recebeu a distinção Bib Gourmand no Guia Michelin 2025, fica bem no centro de Orlando, na famosa East Colonial Drive.

Vale pedir as entradas tatsuta-age, um tipo de frango frito, e a yaki gyoza, feita com carne de porco. Outro destaque é o ikura onsen, preparado com ovo pochê coberto em alho crocante.

Zaru: 1114 E. Colonial Dr., Orlando, 32803, Estados Unidos / Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h30 às 21h30; sábado, das 11h às 21h30; e domingo, das 11h às 20h30.  

Epic Universe abre com quatro montanhas-russas inovadoras em Orlando

Tópicos