Acredito ser importante valorizarmos os pratos preparados com tanto carinho pelas nossas famílias, então nada mais justo do que termos rótulos à altura.

Nas escolhas que fiz abaixo, considerei quais são os principais preparos para cada festividade.

Leia mais:

Vinhos para o Natal

Dentre todos os momentos do ano, o Natal é o momento ideal para você investir em rótulos mais complexos e de maior qualidade.

As ceias das famílias começam cedo e possuem inúmeros pratos. É claro que não dá para ter um vinho que harmonize com cada uma das opções do cardápio, mas vale a pena ter à sua disposição borbulhas ou brancos e tintos leves para as comidas salgadas — além, é claro, de um bom vinho de sobremesa para o último o do jantar.

Lembre-se que, no Brasil, o Natal costuma ser de temperaturas altas. Então, procure por rótulos com pouca agem em madeira e menores graduações alcoólicas. Assim, dá para “bebericar” a noite inteira.

Depois destas combinações você está se perguntando: Stêvão, preciso de todos estes vinhos? A resposta é: não. Dê a preferência para o que os convidados mais gostam de beber e qual será o prato predominante da sua ceia de natal. Escolha dois ou três rótulos e aproveite a noite.

Vinhos para o Ano Novo

Diferente do Natal, nem todos costumam fazer ceia de ano novo. Na minha família, por exemplo, tudo vira churrasco.

Mas, para além do momento de comemorar a chegada de um ciclo, vale a pena elevar o prazer da noite de todos que estarão juntos.

Ah, aqui vai um conselho crucial! Não “estoure champagne”, nem faça sabragem com vinho bom. Ao estimular a pressão para expulsar a rolha, perde-se muito gás carbônico, estragando a bebida.

Quer fazer uma foto bonita? Escolha espumantes mais simples, baratos e até alguns específicos para a festividade.

Deixe os safrados para o jantar!

*Os textos publicados pelos Insiders e Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia

Sobre Stêvão Limana

O jornalista Stêvão Limana • Divulgação
O jornalista Stêvão Limana • Divulgação

Stêvão Limana é jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pós-graduado em enologia, postulante a sommelier profissional e maratonista nas horas vagas. Na TV, fala sobre política e eleições, enquanto na internet foca em vinhos e gastronomia.

Tópicos

Ano novonatalRéveillonVinhos