Seis chefs compartilham ideias de receitas fáceis e saborosas para aproveitar as "sobras" de panetone. Preparado para colocar a mão na massa?
“Pudim é fácil de fazer, geladinho e ganha um quê a mais quando feito de panetone. Essa receita é sempre um sucesso e fica pronta super rápida. O panetone dá sabor e ao mesmo tempo estrutura”, diz Greta Guedes, do Quichiki. “E fica muito bom acompanhado de uma taça de espumante”.
Ingredientes:
Pudim
2 xícares e meia de leite integral
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa manteiga
3 ovos inteiros
Canela a gosto
"Sobras" de panetone
Calda
1 xícara de açúcar
Receita pudim de panetone:
No liquidificador bata o leite integral, o leite condensado, a manteiga, os ovos e a canela. Coloque uma forma de pudim (com o furo no meio) no fogo, despeje o açúcar e mexa até virar uma calda.
Corte o panetone (ou panetone de chocolate) em fatias finas e cubra as laterais da forma e o centro pressionado com as pontas dos dedos. Despeje a mistura que você bateu no liquidificador até virar um creme homogêneo. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 45 minutos em banho-maria. Coloque na geladeira e desenforme apenas no dia seguinte.
“O clássico aqui de casa é a rabanada de panetone. Ela já está presente no Natal e ficam melhores ainda quando feitas de panetone de chocolate ou de frutas”, diz o chef pâtisserie Francisco Soligon, do restaurante Nonna Rosa.
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de leite
2 ovos
1/2 xícara de açúcar
Extrato de baunilha a gosto
Canela a gosto
Óleo para fritar
Receita rabanada de panetone:
Corte fatias generosas de panetone e e-as em uma mistura de leite, dois ovos, açúcar, extrato de baunilha e canela. Frite em óleo quente ou asse para uma versão mais leve, e finalize com açúcar e canela. Uma maneira simples de adicionar sabor ao café da manhã ou chá da tarde.
“Eu recomendo fazer torradinhas de panetone. Quando frias, deixo em um vidro bem fechado e vou comendo ao longo do dia, para um lanche rápido – pura ou com geleia – ou para acompanhar um café”, diz a chef padeira, Helena Mil Homens da padaria St Chico.
Ingredientes:
Sobras de panetone
Receita torradinha de panetone:
Corte as fatias das sobras de panetones em quadrados de 4 cm cada. Coloque no forno a 200 graus por aproximadamente 6-8 minutos. Deixe esfriar bem e armazene em um pote hermeticamente fechado.
“Essa receita eu faço quando o panetone ficou bem seco, pois foi mal armazenado. E daí eu salvo fazendo um french toast. Vai muito bem se a ideia é fazer um brunch de pós-Natal”, diz Mari Adania, chef da Feliciana Pães .
Ingredientes:
1 xícara de leite
2 ovos
Manteiga
Mel ou Maple Syrup
Sorvete de creme
Receita panetone toast:
Mergulhe as fatias em uma mistura de leite e ovos batidos. Depois toste as fatias de panetone em manteiga até ficar dourado e crocante. Sirva com uma generosa camada de mel ou maple syrup e, dica extra, coloque uma bola de sorvete de creme por cima.
“Essa é para quem quer sair do óbvio: transformar o panetone em um sorvete cremoso. Até mesmo para acompanhar outra sobremesa ou apenas com uma calda de chocolate quente por cima”, diz o chef do restaurante Trio, Diego Gimenez.
Ingredientes:
500ml de creme de leite fresco
1 lata de leite condensado
1 colher de chá de extrato de baunilha
200g de panetone tradicional ou de chocolate triturado
Receita sorvete de panetone:
Bata o creme de leite fresco até ele ficar firme. Em outra tigela, misture o leite condensado, o extrato de baunilha e o panetone tradicional ou de chocolate triturado. Depois, incorpore essa mistura ao creme de leite batido. Leve para o refrigerador por duas horas. Bata na batedeira até ficar cremoso e leve novamente para o refrigerador. Faça esse processo mais duas vezes. Na última vez deixe no refrigerador por no mínimo 4 horas e está pronto.
Ao todo, 24 panetones tradicionais foram degustados às cegas por jornalistas e apresentadores da CNN Brasil. Confira os vencedores aqui.