No Dakar NOLA, vencedor do prêmio de Melhor Restaurante Novo, o chef Serigne Mbaye combina suas raízes da África Ocidental com os ingredientes de Nova Orleans em um menu pescetariano sazonal.

“Sempre soube que a África Ocidental tinha algo a dizer”, disse Mbaye na cerimônia de entrega de prêmios na Lyric Opera, em Chicago, ao mesmo tempo que preparava cozinha clássica afro-americana e sa noutros restaurantes. “Isso me fez continuar.”

Leia mais

O vencedor do Restaurante Excepcional, Langbaan em Portland, Oregon, transforma a comida tailandesa clássica com ingredientes do Noroeste do Pacífico em um menu degustação de cinco pratos. O vencedor da categoria Chef em Destaque, Michael Rafidi, dedicou seu prêmio ao povo palestino de todo o mundo em seu discurso de aceitação.

As reviravoltas criativas de Rafidi na cozinha tradicional árabe no Albi, seu restaurante com estrela Michelin em Washington, DC, são inspiradas nas raízes de sua família em Ramallah.

Os vencedores de 2024 trazem heranças culinárias de todo o mundo — Filipinas, México, Japão, Peru, Vietnã, Senegal — para mesas nos Estados Unidos.

Os prêmios deste ano também trazem reconhecimento a restaurantes em muitas cidades e estados menores que não foram historicamente reconhecidos com o James Beard Awards.

“Duas palavras que nunca foram mencionadas aqui antes: Virgínia Ocidental”, disse Paul Smith, chef do 1010 Bridge em Charleston, Virgínia Ocidental, e vencedor do prêmio de Melhor Chef: Sudeste.

Lula Drake Wine Parlor em Columbia, na Carolina do Sul, ganhou o prêmio de Programa de Vinhos e Outras Bebidas de Destaque. Chefs em Mission, no Texas; em Mystic, em Connecticut; e en Easton, em Maryland, todos receberam homenagens. A Chef Masako Morishita recebeu o prêmio James Beard de Chef Revelação.

Chef Masako Morishita recebeu o Prêmio James Beard de Chef Revelação / Deb Lindsey for The Washington Post/Getty Images/File
Chef Masako Morishita recebeu o Prêmio James Beard de Chef Revelação / Deb Lindsey for The Washington Post/Getty Images/File

Para alguns vencedores, os prêmios representam uma mudança acidental de carreira. Masako Morishita mudou-se para Washington, DC, para ser líder de torcida dos Washington Commanders, um time de futebol americano. Atsuko Fujimoto chegou a Portland, Maine, há 23 anos, de Tóquio, sem nenhuma experiência profissional em cozinha.

“Uau, este é o meu maior sonho americano que se tornou realidade”, disse Morishita, que recebeu o prêmio Chef Revelação por sua comida caseira japonesa no Perry's, no bairro de Adams Morgan, em Washington, DC. Fujimoto, da Norimoto Bakery em Portland, em Maine, recebeu o prêmio Padeiro Excepcional.

Tempos desafiadores

Muitos dos desafios enfrentados pela indústria da restauração — e pela cultura em geral — foram abordados ao longo da noite: alterações climáticas, sustentabilidade, inclusão e saúde mental.

Alguns homenageados receberam prêmios por conquistas. Esse grupo incluía a lendária editora de culinária, escritora, romancista e personalidade televisiva Ruth Reichl, que trabalhou como crítica gastronômica no The New York Times e editora-chefe da Gourmet Magazine.

Reichl agradeceu à Fundação James Beard e aos visionários da alimentação mundial, reunidos pela transformação da cultura alimentar norte-americana que ela viu em sua vida.

Você mudou a forma como comemos, criou uma revolução deliciosa e um mundo onde as pessoas finalmente entendem que comer é um ato ético e que nossas escolhas alimentares realmente importam. Isso me dá esperança para o futuro

A Fundação James Beard, sem fins lucrativos, foi criada há mais de 30 anos, logo após a morte do chef James Beard, “para celebrar, apoiar e elevar as pessoas por trás da cultura alimentar da América”.

Beard foi o apresentador de “I Love to Eat”, o primeiro programa de culinária na rede de televisão em 1946 e foi chamado de “Reitor da Culinária Americana” pelo The New York Times em 1954.

A fundação, que enfrentou polêmica nos últimos anos, introduziu em 2022 novas políticas e procedimentos e um novo código de ética após críticas sobre a falta de diversidade e alegações de mau comportamento dos chefs.

No ano ado, o processo de verificação do comportamento do chef gerou sua própria controvérsia.

Veja lista completa dos finalistas e vencedores de 2024

Restaurateur em destaque

Chef em destaque

Restaurante em destaque

Chef revelação

Melhor restaurante novo

Padaria excepcional

Chef de Pastelaria ou Padeiro Excepcional

Hospitalidade Excepcional

Programa Excepcional de Vinhos e Outras Bebidas

Bar Excepcional

Melhores Chefs (por região)

Melhor Chef: Califórnia

Melhor Chef: Grandes Lagos

Melhor Chef: Médio Atlântico

Melhor Chef: Meio-Oeste

Melhor Chef: Montanha

Melhor Chef: Estado de Nova York

Melhor Chef: Nordeste

Melhor Chef: Noroeste e Pacífico

Melhor Chef: Sudeste

Melhor Chef: Sul

Melhor Chef: Sudoeste

Melhor Chef: Texas

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original 

Tópicos

chefsGastronomiaprêmioRestaurantes