A publicação destaca que a maior área alagada tropical do planeta é "um labirinto de rios, pastagens e ilhas onde as pessoas e a vida selvagem prosperam".
"Por gerações, os fazendeiros coexistiram com a fauna nativa aprendendo a trabalhar com a terra, e não contra ela. O resultado é um ecossistema próspero onde os visitantes podem mergulhar em um safári sul-americano sob bandos de araras coloridas, tucanos e colhereiros enquanto procuram o predador da América do Sul, a onça-pintada", descreve a revista.
Os trabalhos de conservação das espécies, incluindo da associação Onçafari, também foram evidenciados. Foram citados ainda a pousada Refúgio Ecológico Caiman e o Bioparque Pantanal, em Campo Grande, aberto no ano ado e que é considerado o maior aquário de água doce do mundo.
A lista anual das localidades foi divulgada nesta quinta-feira (16) e foi realizada segundo indicações de lugares da rede internacional de correspondentes e de colaboradores da publicação.
Ao todo, foram escolhidas localidades em cinco continentes, que correspondem à América, Europa, Oceania, Ásia e África. O país que sai à frente nas indicações é os Estados Unidos, com seis localizações.
Além do Pantanal, a América do Sul aparece com outras três localidades, incluindo o Parque Nacional Torres del Paine, no Chile; Medellín, na Colômbia; e Ollantaytambo, no Peru.
Confira abaixo os melhores destinos de 2023 da revista TIME: