É o que aponta a 3ª edição do Prêmio Viaja Bi!, divulgado em janeiro e que elegeu os melhores destinos mundiais para a comunidade a partir dos votos de um júri especializado.
No geral, além da capital paulista, destacam-se também as cidades de Berlim e Nova York, já que aparecem duas vezes cada em diferentes categorias. Neste ano foram adicionadas quatro novas delas, como destinos mais econômicos; com melhor custo-benefício; o melhor para uma pessoa LGBTQIA+ trabalhar e o destino mais sustentável.
As categorias vão de encontro com tendências do setor: uma pesquisa da Fundação IGLTA (Associação Internacional de Viagens LGBTQ+) encomendada pelo Airbnb em outubro do ano ado revelou que mais de 80% dos entrevistados brasileiros que fazem parte da comunidade planejam viajar mais de duas vezes durante 2024 e que 75% levam em consideração o preço ível do destino.
"O Prêmio Viaja Bi! 2024 trouxe Berlim e São Paulo levando as principais categorias e outras boas surpresas, como Curaçao como destino para casais LGBTQIA+ e a Chapada Diamantina, na Bahia, como destino de aventura, além de resultados já esperados, como Orlando para famílias e Fort Lauderdale como melhor promoção para viajantes LGBTQIA+”, diz Rafael Leick, editor do site Viaja Bi!, o primeiro blog de turismo do país voltado à comunidade.
Além de Rafael Leick, o júri da edição de 2024 incluiu brasileiros e estrangeiros especialistas em turismo, como Clovis Casemiro, Maartje Hensen, Daniel Nunes, Dirk Baumgartl, Guilherme Dias, Felipe Abílio, Dan Gamboa e Doug Wallace, assim como os casais dos projetos Estrangeira, Viagens Cine, Sala de Embarque, Nomadic Boys e Couple of Men.
Os influencers Klébio Damas, Pedro HMC e Penelopy Jean e os viajantes experientes Adams Souza, Marcelo Darghan, Gilson Garrett e Flávio Santos também foram nomes votantes.
Confira o ranking dos melhores destinos por categoria no site oficial.