Ao todo, restaurantes de 22 destinos constam no ranking, incluindo 20 novidades que aparecem pela primeira vez.
Dessa lista divulgada, o D.O.M, o restaurante de Alex Atala no bairro dos Jardins, em São Paulo, é o mais bem colocado entre os brasileiros, na 53ª posição.
A novidade fica por conta da entrada do Evvai na lista, que aparece no 67º lugar. Comandado pelo chef Luiz Filipe Souza, o restaurante em Pinheiros, na capital paulista, é elogiado no ranking não somente pelas criações na cozinha, mas também pela “excelente carta de vinhos e coquetéis clássicos e criativos, como negronis ou gin com infusão de chai”.
Um dos restaurantes com mesas mais disputadas em São Paulo, o Evvai abriu as portas em 2017 e trabalha apenas com menu-degustação. A cozinha oferecida é chamada de “oriundi”, de base italiana, mas integrada à cultura e aos produtores brasileiros.
“Muito felizes em estar entre tantos nomes importantes para a gastronomia”, comemorou o perfil oficial do restaurante nas mídias sociais.
Em seguida, em 78º lugar, está o Lasai, único do Rio de Janeiro. A casa tem comando do chef Rafael Costa e Silva, que apresenta uma cozinha moderna com menu-degustação sazonal em um novo endereço na Cidade Maravilhosa - do sobrado em Botafogo que funcionava desde 2014, ou a atender clientes num espaço intimista no Largo dos Leões, em Humaitá.
Por último aparece o Maní, na 96ª posição, casa da chef Helena Rizzo em São Paulo que apresenta uma cozinha brasileira autoral e contemporânea.
A lista completa dos 50 melhores restaurantes do mundo em 2022, que abrange a primeira até a quinquagésima posição, será revelada no próximo dia 18 de julho em cerimônia em Londres.